Pesquisadores

Departamento de Relações Internacionais (DRI) EPPEN-UNIFESP
Campus Osasco

Diretório de Grupos CNPq

Acácio Augusto (coordenador)
Doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Professor no Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios – UNIFESP – campus Osasco. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES. Pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária)-PUC-SP e no grupo de pesquisa Segurança e Defesa nas Américas-UFF. Autor de “Anarquia y lucha antipolítica – ayer y hoy”. Barcelona: NoLibros, 2019 e “Política e polícia: cuidados, controles e penalizações de jovens”. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013. Co-Autor, com Edson Passetti, de “Anarquismos e Educação”. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. Co-organizador, com Renato Rezende, da Coleção ATAQUE, da Editora Circuito/Hedra, Rio de Janeiro/São Paulo desde 2018. Atua nas áreas de Segurança Internacional e Teoria Política Contemporânea com ênfase nos temas Terrorismo, Sistemas de Seguranças, Monitoramentos, Penalizações, Controle a Céu Aberto, Anarquia e Anarquismos, Abolicionismo Penal e Antipolítica.

Amanda de Oliveira Aleixo
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN).

Ana Beatriz Viana Luz
Graduada em Relações Internacionais, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atuou como Diretora de relações internas no Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI), no ano de 2018. Possui interesse na área de Ciência Política.

Ana Clara Francisco da Mata
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN).

Augusto Carvalho Gottberg Fagundes
Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN).

Bruna Ghirardello de Oliveira
Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Possui interesse na pesquisa de pacificação, segurança internacional e lutas anti-segurança.

Fabíola Fanti (vice-coordenadora)
Professora Visitante na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vice-coordenadora do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec) e coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da mesma Universidade. Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia (NDD) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutora em Ciências Sociais (2016) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), mestre em Ciência Política (2010) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2004) e é Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência nas áreas de Sociologia Política, Ciência Política e Sociologia do Direito com ênfase em pesquisas sobre movimentos sociais, movimentos sociais e direito, estudos de gênero e estudos sobre Poder Judiciário.

Gabriella de Biaggi

Mestranda em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), graduou-se (bacharelado e licenciatura) em Geografia na mesma instituição (2019). Atuando na área da Geografia Urbana, atualmente desenvolve uma pesquisa em relação à securitização do espaço e a produção de centralidades corporativas em São Paulo. Além do LASInTec, integra o grupo de estudos Limiares (Limites da acumulação e reprodução do espaço), do Laboratório de Geografia Urbana da FFLCH-USP.

Gislaine Amaral Silva
Graduada em Relações Internacionais pela EPPEN/Unifesp e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam/USP).


Helena Wilke
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia da USP com o projeto “Justiça e Práticas Restaurativas: controles e penalidades contemporâneos”. Graduada e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Também integra o grupo de pesquisa Teoria dos sistemas e crítica da racionalidade neoliberal do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, coordenado pelo Prof. Dr. Laurindo Minhoto.

Ivo Sousa Ferreira
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduado em Relações Internacionais pela UNIFESP. Também integra o grupo de pesquisa FiloPol – Núcleo de Filosofia e Política (Unifesp).

João Paulo Gusmão Pinheiro Duarte
Doutor e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ambos como bolsista do CNPq. Realizou estágio-sanduíche doutoral na Universidade de Genebra, como bolsista da Capes. Publicou, entre outros artigos e trabalhos, o livro “Terrorismo: caos, controle e segurança” (Desatino, 2014). Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais. Atualmente é professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Paulista (UNIP). Desde de 2011 é filiado a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Júlia Tibiriçá
Doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), Mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharela em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI – UNESP). Foi colaboradora da Rede Educacional de Direitos Humanos em Israel/Palestina (FFIPP-Br) entre 2014 e 2016. Desenvolve pesquisa na área de tecnopolítica, internet e redes sociais, autoritarismo(s).

Mariana da Gama Janot
Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestre em Estudos Estratégicos (2020) e Bacharel em Relações Internacionais (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi estagiária de pesquisa no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio) (2018-2019). Também integra os grupos Civilis Actio (UFF), GEDES (UNESP). Pesquisa com ênfase em: Relações civil-militares, Controle Civil, Reforma do Setor de Segurança, Operações de Paz, Segurança e Desenvolvimento.

Matheus Marestoni
Doutorando no PEPG em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestrado realizado no mesmo programa. Interessado em anarquia, autonomia e as resistências contemporâneas.

Milena Cunha
Graduada em Relações Internacionais pela UNIFESP-EPPEN e mestranda no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFABC (PPGPRI). Áreas de pesquisa: segurança internacional; guerra às drogas e seus processos de militarização social e territorial.

Pedro Lázaro
Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP).

Renato Ortega
Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Também integra o Núcleo de Análise e Estudos Internacionais (NEAI- UNESP).

Thaiane Mendonça
Doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), bolsista FAPESP, Mestre em Estudos Estratégicos e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF). Integra também o GEDES (UNESP) com interesse particular em pacificação, militarização e segurança internacional.

Yasmin de Oliveira Alves Teixeira
Doutoranda e mestre em filosofia pela Unifesp, psicóloga e bacharel em filosofia pela USP com período de intercâmbio pela Sorbonne Université (Paris IV). Realizou pesquisa de iniciação científica na área de filosofia e psicanálise e de mestrado na área de história da filosofia contemporânea. Atualmente conduz pesquisa na área de ética e filosofia política, investigando as concepções de Foucault, Deleuze e Guattari sobre as transformações histórico-políticas da guerra e seus desdobramentos nas abordagens filosóficas sobre o regime de conflitualidade global atual. Também é integrante do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Diferença (GPFD/Unifesp).