Pesquisadores & Associados

Acácio Augusto Sebastião Júnior (coordenador)
Doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Professor no Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios – UNIFESP – campus Osasco. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES. Pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária)-PUC-SP e no grupo de pesquisa Segurança e Defesa nas Américas-UFF. Autor de “Anarquia y lucha antipolítica – ayer y hoy”. Barcelona: NoLibros, 2019 e “Política e polícia: cuidados, controles e penalizações de jovens”. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013. Co-Autor, com Edson Passetti, de “Anarquismos e Educação”. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008. Co-organizador, com Renato Rezende, da Coleção ATAQUE, da Editora Circuito/Hedra, Rio de Janeiro/São Paulo desde 2018. Atua nas áreas de Segurança Internacional e Teoria Política Contemporânea com ênfase nos temas Terrorismo, Sistemas de Seguranças, Monitoramentos, Penalizações, Controle a Céu Aberto, Anarquia e Anarquismos, Abolicionismo Penal e Antipolítica.

Alline Schalcher
Advogada. Mestrado em andamento em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Graduação em Direito pelo Grupo IBMEC (2019). Possui interesse na área de Filosofia Política e Criminologia com ênfase nos temas processos de criminalização, dispositivos de controle e punição, sociedade do controle, biopolítica, encarceramento feminino, seletividade penal, política criminal de drogas.

Ana Beatriz Viana Luz
Aluna de graduação em Relações Internacionais, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atuou como Diretora de relações internas no Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI), no ano de 2018. Possui interesse na área de Ciência Política.

Augusto Carvalho Gottberg Fagundes
Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo.

Fabíola Fanti (vice-coordenadora)
Professora Visitante na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vice-coordenadora do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec) e coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da mesma Universidade. Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia (NDD) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutora em Ciências Sociais (2016) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP), mestre em Ciência Política (2010) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2004) e é Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência nas áreas de Sociologia Política, Ciência Política e Sociologia do Direito com ênfase em pesquisas sobre movimentos sociais, movimentos sociais e direito, estudos de gênero e estudos sobre Poder Judiciário.

Helena Wilke
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia da USP com o projeto “Justiça e Práticas Restaurativas: controles e penalidades contemporâneos”. Graduada e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Também integra o grupo de pesquisa Teoria dos sistemas e crítica da racionalidade neoliberal do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, coordenado pelo Prof. Dr. Laurindo Minhoto.

Ivo Sousa Ferreira
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduado em Relações Internacionais pela UNIFESP. Também integra o grupo de pesquisa FiloPol – Núcleo de Filosofia e Política (Unifesp).

João Paulo Gusmão Pinheiro Duarte
Doutor e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ambos como bolsista do CNPq. Realizou estágio-sanduíche doutoral na Universidade de Genebra, como bolsista da Capes. Publicou, entre outros artigos e trabalhos, o livro “Terrorismo: caos, controle e segurança” (Desatino, 2014). Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais. Atualmente é professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Paulista (UNIP). Desde de 2011 é filiado a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Júlia Tibiriçá
Doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), Mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharela em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI – UNESP). Foi colaboradora da Rede Educacional de Direitos Humanos em Israel/Palestina (FFIPP-Br) entre 2014 e 2016. Desenvolve pesquisa na área de tecnopolítica, internet e redes sociais, autoritarismo(s).

Mariana da Gama Janot
Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestre em Estudos Estratégicos (2020) e Bacharel em Relações Internacionais (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi estagiária de pesquisa no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio) (2018-2019). Também integra os grupos Civilis Actio (UFF), GEDES (UNESP). Pesquisa com ênfase em: Relações civil-militares, Controle Civil, Reforma do Setor de Segurança, Operações de Paz, Segurança e Desenvolvimento.

Matheus Marestoni
Doutorando no PEPG em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestrado realizado no mesmo programa. Interessado em anarquia, autonomia e as resistências contemporâneas.

Milena da Silva Cunha
Graduada em Relações Internacionais pela UNIFESP-EPPEN e mestranda no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFABC. Áreas de pesquisa: segurança internacional; guerra às drogas e seus processos de militarização social e territorial.

Pedro Lázaro
Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP).

Tadeu Maciel
Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança da Universidade Federal Fluminense (PPGEST/UFF). Pós-doutorando (2019-2020) pelo PPGEST/UFF, com bolsa PNPD/CAPES. Professor Colaborador (2018-2020) na graduação em Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política Externa Brasileira (LEPEB) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice-Coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq OITEG – Organizações Internacionais e Temas Globais. Coordenador do laboratório de pesquisa Nexus: segurança e desenvolvimento na política global, vinculado ao (SEDEAMÉRICAS). Doutor em Ciências Humanas e Sociais (2018), com projeto na área de concentração de Relações Internacionais, pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Realizou parte da pesquisa de doutorado na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ) / Instituto de Desarrollo Económico y Social (IDES) – Argentina (2017). Professor (2011-2015) e coordenador (2013) do curso de graduação em Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina (FASM). Mestre em Ciências Sociais – Relações Internacionais (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Relações Internacionais pela FASM (2008). Possui extensão universitária em Cooperação Internacional ao Desenvolvimento pelo Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI-USP) (2008) e em Cooperação Sul-Sul e Triangular na América Latina pela Universidade Complutense de Madri (2014).

Thaiane Mendonça
Doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), bolsista FAPESP, Mestre em Estudos Estratégicos e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF). Integra também o GEDES (UNESP) com interesse particular em pacificação, militarização e segurança internacional.

Tiago Marmund
Mestrando em Ciências Sociais pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com pesquisa financiada pelo CNPq. Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade Santa Marcelina (2014).